kt
Serviços e Ajuda

Ligas e torneios próprios

Ligas e torneios próprios

Quem gostar de ligas exóticas ou das distritais ou goste de fazer prognósticos em competições criadas por si mesmo, pode usar a sua própria Administração de liga . De seguida, encontra as instruções detalhadas que explicam, passo a passo, como criar a sua própria liga.

Criar uma liga (ou torneio)

Passo 1: Equipas

Crie primeiro as equipas que irão participar na competição que irá criar. Junte-lhes também um nome abreviado que identifique a equipa. (Por ex. nome da equipa "Estrela da Amadora", nome abreviado "Amad").

Passo 2: Competição

Crie uma nova competição. O nome da competição é independente da época, porque poderá aparecer novamente de forma regular. Uma competição é por ex. um torneio que ocorra todos os 4 anos (por ex. o Campeonato do Mundo de futebol), ou uma liga (por ex. uma divisão distrital), que decorre todos os anos.

Passo 3: Épocas

Crie uma nova época para a sua competição. Cada competição está dividida em épocas. Para a competição "Liga Bwin" há por ex. as épocas "2020/21", "2022/23" etc.

Passo 4: Participantes

Através do ponto "Participantes" podem ser associadas equipas à época, que participarão na temporada da competição. 

Passo 5: Jornadas

Crie as jornadas de forma sequencial. Cada competição tem no mínimo uma jornada. O número de jornadas depende do número de equipas participantes e do modo de jogo escolhido. Uma época da Liga Bwin tem por ex. 34 jornadas, porque nela participam 18 equipas que enfrentam 17 adversários tanto na primeira como na segunda volta do campeonato. Na Taça de Portugal uma jornada pode ser por ex. uma ronda a eliminar (oitavos ou quartos de final, etc.).

Ao criar uma jornada tem que inserir o número de jogos por jornada e uma data standard em que se realizarão os jogos. Isso facilitará o trabalho no passo 7: Jogos. Recomenda-se obviamente de escolher uma data e hora que seja a mais frequente numa jornada. Na Liga Bwin por ex. seria o domingo às 16:00h.

Passo 6: Grupos

Divida a sua competição em grupos, caso se trate por ex. de um torneio. No modo de liga não necessitará de uma divisão em grupos.

Passo 7: Jogos

Crie agora as partidas que pertençam à respectiva jornada. Os jogos de uma jornada podem decorrer em várias dias da semana. A associação dos jogos ocorre por norma segundo o calendário oficial da liga ou do torneio. Se desejar juntar várias jornadas, pode fazê-lo num passo posterior.

Passo 8: Perguntas

Se quiser dar a oportunidade aos participantes de ganhar pontos adicionais, pode definir aqui perguntas que terão que ser respondidas a uma determinada altura da época. Exemplos de perguntas possíveis podem ser "Quem vai ser campeão?" ou "Quem vai descer?".

Passo 9: Calendário de prognósticos

Para se poder submeter os prognósticos, a sua liga terá agora de ser transferida da administração de liga para o calendário de prognósticos.

Passo 9a: Reinício

A forma mais fácil de se resolver isto é com um reinício. Ao fazê-lo, todos os prognósticos (entre outras coisas) serão eliminados, e por causa disso o reinício só poderá ser feito quando o último resultado final poder ser apagado.

Passo 9b:

Se desejar fazer os prognósticos de várias ligas ou não se poder apagar o calendário de prognósticos existente, pode adicionar os jogos na área do administrador de jogo em "Calendário de prognósticos" -> "adicionar novos jogos" no calendário de prognósticos.

As perguntas que queira adicionar podem ser incorporadas na área de administrador em "Calendário de prognósticos" -> "Adicionar perguntas" no calendário de prognósticos. Na escolha de época irá encontrar também a época criada por si.

Durante a época

Pode agora submeter os prognósticos na sua liga que criou. Após o fim dos jogos terá que Inserir resultados, para que os pontos dos participantes possam ser calculados:

Passo 10: Actualizar as datas

Por favor pense atempadamente durante a época em Actualizar datas. Os adiamentos ou cancelamentos de jogos são sobretudo frequentes nas ligas ditas amadoras.

Passo 11: Inserir resultados

No ponto “Resultados” podem ser inseridos os resultados para um jogo ou poderão ser corrigidos.  

Passo 12: Responder às perguntas

No ponto “Perguntas abertas” podem ser actualizadas os resultados para as perguntas bónus. A partir do momento em que uma equipa já não pode ser campeã, uma resposta pode ser marcada como "errada". Nas vistas gerais verá que algumas respostas ficarão em tom cinzento.  Se um campeão está definido, uma resposta será marcada como "certa". Os pontos para todos os prognósticos certos serão então calculados.

No ponto “Perguntas” -  pode ser corrigido o resultado de uma pergunta. Para tal basta clicar na respectiva pergunta da lista de perguntas. No fim da seguinte página há um link "Responder a pergunta" .

Agradecemos caso tenha sugestões de melhoramento para estas instruções. As suas ideias serão bem-vindas, faça o favor de as enviar por e-mail.

Precisa mais ajuda?