bundesliga-ptRegra de pontos por quotas

bundesliga-pt
Regra de pontos por quotas
Número mínimo de pontos3
Número máximo de pontos10

Na regra de pontos por quotas, a atribuição de pontos depende do comportamento dos participantes (e dos seus prognósticos) no jogo de prognósticos.

A regra de pontos por quotas será exibida da seguinte forma: "EquipaCasa-Empate-EquipaVisit". Os valores mostram quantos pontos são atribuídos a um prognóstico que esteja tendencialmente correcto. Numa quota que seja "4-5-10", o participante iria receber 4 pontos, caso tenha acertado numa vitória caseira, 5 pontos num empate e 10 pontos numa vitória da equipa visitante.

Cálculo das quotas

A quota acima indicada é calculada através da distribuição dos prognósticos, tal como através dos pontos máximos e mínimos que são atribuídos com as quotas.

Na distribuição dos prognósticos os únicos prognósticos de relevância são os que foram submetidos.. Se um participante não tenha submetido os seus prognósticos, isto não terá qualquer efeito na quota. Todos os prognósticos serão então agora resumidos por cada jogo e depois compilados. No seguinte exemplo houve os seguintes prognósticos

  • 6 prognósticos numa vitória caseira
  • 3 prognósticos de empate
  • 1 prognóstico numa vitória da equipa visitante

, no total houve portanto 10 prognósticos submetidos.

Porque neste exemplo o valor da pontuação máxima foi determinada como sendo 10, a pontuação que se poderia atingir no melhor dos casos pelo seu prognóstico seria 10 (exceptuando alguns pontos adicionais pela diferença de golos e/ou o resultado, ver mais abaixo).

A pontuação real é calculada da seguinte maneira:

Pontos mínimos(MIN) = determinados pelo administrador de jogo

Pontos máximos (MAX) = determinados pelo administrador de jogo

Número de prognósticos com uma determinada tendência
Probabilidade (P) = ——————————————————————————————————————— Número de todos os prognósticos

MAX MAX
Valor pontuação = ———————— - ————— + MIN
10 * P 10

Se o valor da pontuação ficar fora do intervalo de valor mínimo e
máximo, o valor da pontuação será respectivamente ajustado.

Alteração da quota

Como a quota é calculada com base nos prognósticos, a quota vai-se alterando durante a entrega dos mesmos. No início, quando ainda não foram submetidos quaisquer prognósticos, cada prognóstico receberia a pontuação máxima. Isso altera-se depois do primeiro prognóstico ter sido entregue. Portanto, quem submeter os seus prognósticos com a distribuição de quota actual, deverá verificar posteriormente o desenvolvimento da quota.

Pontos adicionais para diferença de golos e resultado

Adicionalmente aos pontos que são distribuídos pela regra das quotas, pode-se premiar os prognósticos que tenham a diferença de golos ou o resultado certo com pontos extra. Os valores de pontos definidos para tal serão simplesmente adicionados aos pontos obtidos por quota. No exemplo, o participante receberia pontos extra, se em adição à tendência correcta também tivesse acertado na diferença de golos e mais 2 pontos se acertar no resultado exacto.